Universidades

Universidade de Buenos Aires – UBA

Universidade de Buenos Aires UBA CBC
5.57Kviews

A Universidade de Buenos Aires (UBA) é uma universidade pública, gratuita. É a melhor universidade da Argentina e com certeza está entre as mais procuradas pelos brasileiros que pretendem estudar medicina na Argentina. Não há dúvidas que se você escolher essa universidade estará fazendo uma excelente escolha. Site oficial aqui.

Como ingressar na UBA

Ingressar na UBA é muito fácil, você só precisa querer. Uma das coisas mais difíceis de um brasileiro entender é que na argentina não existe vestibular, porém não é complicado entender isso. Vamos pegar como exemplo os filmes e séries norte americanas, lá é por aceitação, você escreve uma carta com seus motivos, eles analisam sua vida escolar, sua cultura, enfim, te aceitam ou não te aceitam, lá também não existe vestibular. Cada país tem um método de entrada, no Brasil é vestibular, na Argentina não, simples assim!

Então, qual o método de ingresso na universidade de Buenos Aires? É o que se chama de pré-grado, nivelação, na UBA é mais conhecido como CBC (Ciclo Básico Comum). O conceito é muito simples, você faz uma “pré faculdade”, uma nivelação antes de começar a faculdade, na UBA essa nivelação dura 1 ano, na maioria das outras universidades dura bem menos, ou seja, você faz 1 ano de CBC e 6 anos de Universidade. Nessa nivelação você irá estudar algumas matérias básicas, fazer provas e se aprovar irá entrar na universidade, se reprovar irá fazer somente a ou as matérias que reprovou, quando aprovar todas, segue em frente. Não existe limite de vagas, na UBA tem vagas pra todos que aprovam o CBC.

Estudar na Universidade de Buenos Aires é difícil?

Dificuldade é algo relativo, o que pode ser difícil para uma pessoa pode ser fácil para outras. Não vamos falar em dificuldade, vamos falar em índice, que é mais profissional. O índice de aprovação na UBA com certeza é menor que em outras universidades, tanto outras públicas, como em privadas. Observando os índices podemos deduzir que sim. A UBA de fato é mais difícil que em outras universidades, porém todo esse esforço valerá a pena.

A UBA não é só a melhor universidade da Argentina, é uma das melhores do mundo. Vários estudantes com premio Nobel, reconhecida a nível mundial, muito bem vista na Europa. É a escolha que eu fiz quando fui estudar medicina na Argentina e é a escolha que voltaria a fazer se tivesse que repetir o processo.

Dicas para estudar na UBA

Estudar na UBA é algo que exigirá esforços. Muita gente fracassa porque não se dedica, fracassa na UBA e fracassaria em qualquer universidade. Depois sai colocando a culpa na universidade por não conseguir, por não assumir sua parcela da responsabilidade.

Você terá que ser dedicado, por esforço, conheci muita gente que todo final de semana saia a noite, dormia até tarde, não tinha rotina, reprovavam por não ter determinação e não por falta de capacidade ou dificuldade da universidade.

As principais dicas que dou é: Tenha dedicação completa. Compre e leia os livros que mandarem comprar. Tenha uma rotina de estudo. Antes das provas, compre as provas de anos anteriores que se vende na própria sede da universidade e as faça, faça quantas provas puder. Se tiver dificuldades em alguma matéria não tenha medo de pedir ajuda.

Deixar um Comentário