Acordo revalida diploma argentino

Acordo Revalida Diploma Medico

Um acordo entre os Ministérios da Saúde do Brasil e da Argentina permitirá o reconhecimento mútuo dos diplomas do curso de Medicina na Argentina. Hoje, médicos argentinos, a exemplo de outros estrangeiros, precisam fazer a prova do Exame Nacional de Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida) para atuar no Brasil.

O acordo foi oficializado por meio de um memorando de entendimento selado entre os dois países, em Buenos Aires, para fortalecer a cooperação na formação de médicos na graduação e pós-graduação. Estão previstos, além do reconhecimento do diploma e autorização para o exercício profissional em ambos os países, o intercâmbio de estudantes e profissionais na área científica. A ideia é atuar de forma integrada para inclusão social da população no acesso ao sistema de saúde. Um estudo será feito para implementar a proposta, ainda sem data para entrar em vigor.

Durante o encontro com autoridades argentinas, o Ministério da Saúde apresentou o programa Mais Médicos a representantes de universidades locais. O programa estabelece bolsas de R$ 10 mil para médicos que queiram atuar na atenção básica da rede pública. Os estrangeiros só poderão trabalhar em municípios que não conseguirem atrair brasileiros e terão de vir de países onde a proporção de médicos a cada mil habitantes é maior que a brasileira. No caso da Argentina, as portas estão abertas porque o número de profissionais lá é maior do que aqui.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Mozart Julio Tabosa Sales, na Argentina há 3,2 médicos a cada mil habitantes. No Brasil, o índice é de 1,8 médico. No encontro, Sales ainda disse que 70% dos 5,5 mil municípios brasileiros têm dificuldades para contratar médicos.

O Mais Médicos estabelece que só serão aceitos médicos estrangeiros vindos de faculdades de Medicina com tempo de formação equivalente ao do Brasil, como na Argentina.

Fonte (Gazeta do Povo)

Postado por Medicina na Argentina

Medicina na Argentina
Medicina na Argentina sem vestibular. Saiba todos os passos para estudar Medicina na Argentina. Para maiores informações CLIQUE AQUI e saiba mais sobre como estudar Medicina na Argentina.

Veja Também:

Deixe um Comentário